1. Professor Anderson Antonio Denardin

Auxílio para Execução de Atividades Relacionadas ao Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria

Descrição: Auxiliar na constituição das atividades propostas pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria, proposto pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), que tem como principais objetivos:

  • Articular o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e Região, pela ação integrada entre o Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Associações afins e Voluntários da Sociedade;
  • Fomentar e divulgar oportunidades de investimento no Município e apoiar institucionalmente as empresas já instaladas em Santa Maria;
  • Realizar a coordenação do Movimento;
  • A Santa Maria que Queremos: viabilizando encontros de pessoas interessadas em debater idéias, estudos e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Anderson Antonio Denardin - Coordenador.

Vigência: 2016 - Atual


Cálculo do Índice de Preços para a cidade de Pelotas

Descrição: O propósito do projeto é de calcular um índice de preços para a cidade de Pelotas, com o propósito de oferecer ao município de Pelotas o cálculo de um índice de inflação que contemple especificidades locais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) 

Integrantes: Anderson Antonio Denardin - Coordenador.

Vigência: 2009 - Atual

 

Banco de Excelências

Descrição: Procura identificar casos de excêlência nas diversas áreas da economia, contemplando o setor de indústria, comércio e serviços..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Anderson Antonio Denardin - Coordenador.

Vigência: 2009 - Atual

 

2. ProfessorDaniel Arruda Coronel

Divulgação científica, cultural, técnica e tecnológica da editora, livraria e grife UFSM (2016-2020)

Descrição: O objetivo deste Projeto de Extensão é o de contribuir para a difusão científica, técnica e tecnológica do conhecimento através da publicação de livros impressos e eletrônicos, de materiais de divulgação da marca UFSM e de cursos, feiras e eventos científicos, literários, culturais e didático-pedagógicos. Nesse sentido, para alcançar os objetivos do presente trabalho, a equipe da Editora, Livraria e Grife procurará, sistematicamente, planejar suas atividades, com acuidade, baseando-se em teorias e métodos de Planejamento de Gestão, bem como procurará qualificar-se permanentemente. Os resultados esperados são: consolidar a Editora UFSM, num horizonte de dez anos, entre as melhores editoras universitárias do Brasil; ampliar a difusão das pesquisas de caráter técnico e científico realizadas, através do aumento no número de publicações da Editora UFSM e, consequentemente, da ampliação da abrangência de recepção das obras; contribuir para o desenvolvimento local e para ações de extensão através da difusão do conhecimento, resultado de pesquisas publicadas por diferentes editoras; fortalecer a marca UFSM entre as demais universidades e tornar-se referência na produção de produtos da Grife; e organizar e manter um relatório e/ou um boletim informativo com os resultados operacionais, financeiros e os resultantes deste Projeto de Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Coordenador / DENISE GARCIA DA SILVA BORTOLOTTO - Integrante / MARTA TERESA GASPARETTO - Integrante / SHANI CARVALHO CERETTA - Integrante / ZELIDE APARECIDA BAIER ZUCHETO - Integrante / Daiane Frigo - Integrante / Claudio Humberto Rechia Corrêa - Integrante.

Vigência: 2016 - Atual

Nível de satisfação dos usuários da editora, da livraria e da grife da UFSM

Descrição: Este projeto visa Identificar os principais pontos positivos e negativos acerca dos serviços oferecidos pela Editora, pela livraria e pela grife da UFSM. Especificamente pretende-se: a) Identificar os produtos e serviços oferecidos pela livraria, pela grife e pela Editora da UFSM; b) Mensurar o nível de satisfação dos usuários da editora, da livraria e da grife da UFSM; c) Sistematizar as sugestões e críticas dos entrevistados; e d) Propor ações visando melhorar os serviços oferecidos pela livraria e grife da UFSM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Coordenador / Maristela Burger Rodrigues - Integrante / DENISE GARCIA DA SILVA BORTOLOTTO - Integrante / MARTA TERESA GASPARETTO - Integrante / SHANI CARVALHO CERETTA - Integrante / ZELIDE APARECIDA BAIER ZUCHETO - Integrante.
Financiador(es): FIEX-UFSM - Auxílio financeiro.

Vigência: 2014 - Atual

 

3. Professor Lazaro Camilo Recompensa Joseph

ORGANIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA E POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA

Descrição: A presente proposta de Curso de Especialização (lato sensu), se insere na discussão dos rumos da questão agrária, tendo a agricultura familiar camponesa como alvo, ou seja, o curso é parte estratégica e metodológica do Programa de Formação de Estudantes e Qualificação Profissional para Assistência Técnica e se insere na trajetória de lutas da Articulação Nacional por uma Educação do Campo. O curso visa qualificar quadros técnicos para o atendimento das necessidades, potencialidades e interesses do conjunto da sociedade que depende diretamente dos recursos da terra e da força de trabalho familiar para produzir os frutos que permitirão a sobrevivência, reprodução social, inclusão econômica, de parcela importante da sociedade mato-grossense.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Lazaro Camilo Recompensa Joseph - Coordenador / Gerson Rodrigues Silva - Integrante / Benedito Dias Pereira - Integrante / Sinthia Cristina Batista - Integrante / Dorival Gonçalves Junior - Integrante / Mamadu Lamarama - Integrante / Francisco Valdes Valdes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Vigência: 2013 - Atual

 

4. Professor Pascoal José Marion Filho

Programa de Pesquisa e Extensão em Administração II (PROPEAD)

Descrição: As vivências dos desafios enfrentados pelos gestores trazem inúmeras contribuições e, são também, desafios às Ciências Administrativas. Organização e saber devem estar unidos para produção do conhecimento, disseminação e aplicabilidade no processo de gestão. O Programa de Pesquisa e Extensão em Administração (PROPEAD) está vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Ensino em Administração (NUPED), o qual visa promover o desenvolvimento profissional dos gestores organizacionais através das práticas de ensino, de pesquisa e de extensão, bem como promover o desenvolvimento profissional dos professores e dos alunos com a realização de projetos nas organizações e na sociedade de Santa Maria e região.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) 

Integrantes: Pascoal José Marion Filho - Integrante / Clandia Maffini Gomes - Integrante / Milton Luiz Wittmann - Integrante / Daniel Arruda Coronel - Integrante / Breno Augusto Diniz Pereira - Integrante / Kelmara Mendes Vieira - Integrante / Flávia Luciane Scherer - Integrante / Luis Felipe Dias Lopes - Coordenador / Vânia Medianeira Flores Costa - Integrante.

Vigência: 2011 - Atual

 

5. Professora Sibele Vasconcelos de Oliveira

Construção do conhecimento, práticas interdisciplinares e sustentáveis na educação técnica profissionalizante

Descrição: Este projeto tem como objetivo promover ações de capacitação entre os agentes da Escola Técnica Celeste Gobatto envolvidos no processo educativo (alunos, professores e técnicos) de ensino - aprendizagem focados na realidade local, especialmente a rural. A proposta de capacitação está dividida em três eixos temáticos, sendo o primeiro voltado a discutir o trabalho docente e da escola e sua importância na formação dos discentes que estarão atuando na realidade do meio rural. O segundo eixo de atuação é voltado ao papel dos discentes ou jovens na construção do projeto produtivos sustentáveis. Por fim, o terceiro eixo é relativo a produção sustentável como foco na Agroecologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Sibele Vasconcelos de Oliveira - Integrante / Rosani Marisa Spanevello - Coordenador / Tanice Andreatta - Integrante / Adriano Lago - Integrante / Luciana Fagundes Christofari - Integrante / Oscar Agustin Torres Figueredo - Integrante / Andre Boccasius Siqueira - Integrante / Rafael Lazzari - Integrante / Suélen Ghedini Martinelli - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.

Vigência: 2014 - Atual


Formação Docente Continuada: práticas interdisciplinares e inovadoras

Descrição: Este projeto tem como foco a realização de programa de formação juntos aos docentes da Escola Estadual Técnica Celeste Gobatto, situação no município de Palmeira das Missões - RS. O principal objetivo é promover ações voltadas à capacitação e qualificação dos agentes da educação pública para atuarem em realidades locais e regionais, com base em métodos e técnicas pedagógicas focadas na interdisciplinaridade. Por se tratar de uma proposta interdisciplinar e abrangente a todos os professores, a proposta de formação visa contemplar as diversas áreas do conhecimento com o qual trabalha o público alvo. O desenvolvimento da formação ocorrerá no espaço da própria escola. Para melhor orientar a ação dos agentes formadores junto ao público alvo, a metodologia proposta tem como base cinco grandes eixos norteadores, a saber: 1) Trabalho docente: princípios e motivações; 2) Metodologias e práticas interdisciplinares no trabalho docente; 3) Pesquisa e inovação; 4) Processos e dinâmicas voltados ao desenvolvimento local e regional e 5) Propostas de ações e intervenções aplicadas ao desenvolvimento local e regional. Espera-se como estas ações contribuir par aperfeiçoar o processo de construção do conhecimento com base em um processo coletivo, a partir inserção de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, trabalhando de maneira integrada visando o desenvolvimento local e regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Sibele Vasconcelos de Oliveira - Integrante / Rosani Marisa Spanevello - Coordenador / Tanice Andreatta - Integrante / Adriano Lago - Integrante / paloma de mattos fagundes - Integrante.

Vigência: 2014 - Atual


Jovens no Campo

Descrição: A questão da sucessão geracional tem se tornado uma preocupação não só dos próprios agricultores como também de diversas instituições ligadas ao setor agroindustrial do Rio Grande do Sul. O Programa tem como foco a questão da reprodução social da Agricultura Familiar, através da permanência de filhos de agricultores nas propriedades e no meio rural. Diversos estudos vêm apontando que a permanência dos jovens no campo tem sido cada vez menor em razão das dificuldades produtivas das propriedades e que os jovens apresentam uma série de necessidades e demandas para seguir na ocupação de agricultores. Entre as principais demandas destaca-se a melhoria das condições produtivas das propriedades, do incremento da renda, da autonomia de gerenciar ou direcionar determinadas ações produtivas e de geração de renda, do apoio de politicas públicas, entre outros. Neste contexto, o Programa tem como propósito trabalhar - junto aos filhos de agricultores familiares que ainda residem no campo -, ações voltadas à organização produtiva e gestão das propriedades rurais com vistas a profissionalizar a atividade agropecuária desenvolvida pelos jovens. O Programa tem abrangência local, envolvendo cerca de 30 jovens agricultores familiares do município de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul. No entanto, ressalta-se que as ações do programa também, em larga medida contempla a família como um todo, assim, amplia-se o público-alvo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Sibele Vasconcelos de Oliveira - Integrante / Rosani Marisa Spanevello - Coordenador / Tanice Andreatta - Integrante / Adriano Lago - Integrante / Luana Rigo - Integrante / Carolina Girardi - Integrante / Enaira da Silva Trindade - Integrante / Mariele Boscardin - Integrante / Renata Milani - Integrante / Oscar Agustin Torres Figueredo - Integrante.

Vigência: 2014 - Atual

Inclusão produtiva de micro e pequenos empreendedores de Palmeira das Missões - RS

Descrição: Este projeto está focado na redução das desigualdades sociais e combate a extrema pobreza através da inclusão produtiva de micro e pequenos empreendedores. A proposta tem como objetivo geral promover ações de extensão com vistas à geração de renda e formalização de micro e pequenos empreendedores, em parceria com a incubadora tecnológica municipal de Palmeira das Missões-RS. O projeto será desenvolvido no período de janeiro a dezembro de 2014 no município de Palmeira das Missões-RS e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria e Comércio. A equipe executora é composta por docentes, técnicos administrativos e acadêmicos dos cursos de Administração, Economia e Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria ? Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul. A metodologia apresenta um caráter interdisciplinar visando agregar conhecimentos técnicos da gestão e organização da produção, marketing, qualidade, finanças e recursos humanos. A perspectiva é que estas diferentes ações fortaleçam o ensino/pesquisa/extensão da equipe executora, especialmente dos alunos envolvidos além de gerar benefícios permanentes ao público alvo e demais entidades envolvidas. Os resultados serão publicados em eventos, periódicos e ao final também será confeccionado um vídeo retratando a experiência do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Sibele Vasconcelos de Oliveira - Integrante / Rosani Marisa Spanevello - Integrante / Tanice Andreatta - Integrante / Cristiane Rosa Moreira - Integrante / Adriano Lago - Coordenador / Luis Carlos Zucatto - Integrante / Tais Naiele Hettwer - Integrante / Wagner Pietrobelli Bueno - Integrante / Priscila Maia da Rosa - Integrante / Sandrine e Almeida Flores - Integrante / Edimara Spironello Debona - Integrante / Angelica Pott de Medeiros - Integrante / Caio Antunes Stella - Integrante / Caroline da Silva Rehfeld - Integrante.

Vigência: 2013 - Atual