1. Professor Adriano José Pereira

Crescimento com estabilidade na economia brasileira

Descrição: trata da busca do crescimento com estabilidade de preços na economia brasileira, em perspectiva histórica, desde a década de 1930.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Adriano José Pereira - Coordenador / Herton Castiglioni Lopes - Integrante / Felipe Flores - Integrante.

Vigência: 2015 - Atual

 

2. Professor Anderson Denardin

O Mecanismo de Transmissão da política Monetária: Evidências Teóricas e Empíricas para o Canal do Empréstimo Bancário no Brasil (1995-2009)

Descrição: O propósito da pesquisa é investigar se os intermediários financeiros (bancos), em especial, os empréstimos por eles concedidos, desempenham alguma função especial na economia brasileira, especificamente, para explicar a performance da atividade produtiva e o comportamento do nível de preços. Procura-se averiguar as evidências teóricas e empíricas que visam desvendar a relevância do canal do crédito, em particular, do canal do empréstimo bancário, enquanto um canal adicional para a transmissão da política monetária.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Anderson Antonio Denardin - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro

 

3. Professor Clailton Ataídes de Freitas

Demanda por exportação de castanha de caju da Guiné-Bissau (1990-2011): Aplicação do modelo VAR

Descrição: O presente estudo tem por objetivo estimar via VAR a reação da demanda de exportação de castanha de caju de Guiné-Bissau aos choques da renda mundial, câmbio, preço externo, preço interno e dos efeitos da Guerra Civil, ocorrida no país de 1990 a 2011. O estudo irá utilizar as ferramentas da econometria de séries temporais como: os testes de estacionariedade, a função impulso-resposta e a decomposição da variância. Ademais, será destinada uma seção do artigo para refletir acerca dos efeitos da Guerra Civil de 1998, ocorrida em Guiné-Bissau e que afetou profundamente a sua economia e, consequentemente, a demanda externa de castanha de caju. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Clailton Ataídes de Freitas - Coordenador / Paulo Ricardo Feistel - Integrante / Júlio Vicente Cateia - Integrante.

Vigência: 2015 - Atual

Volatilidade dos retornos de commodities agropecuárias brasileiras: um teste utilizando o modelo APARCH

Descrição: Este estudo busca analisar no período de 2005 a 2013 a persistência, a alavancagem e a variância incondicional dos retornos de commodities agropecuárias, a saber: o etanol, o açúcar, a soja, o milho, o algodão, o arroz, o trigo, o frango, o boi gordo e o bezerro, tendo como fonte o CEPEA/ESALQ. Para tanto, recorreu-se ao modelo denominado potência assimétrica condicional autorregressiva (APARCH).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Clailton Ataídes de Freitas - Coordenador.

Vigência: 2015 - Atual

 

4. Professor Daniel Arruda Coronel

Evolução do crédito consignado e sua relação com a atividade macroeconômica e a inadimplência de pessoas físicas no Brasil

Descrição: O objetivo deste projeto é o de verificar a relação existente entre a concessão de empréstimo consignado e a atividade econômica agregada, bem como a relação entre a inadimplência de pessoas físicas e a concessão de empréstimo consignado. Especificamente pretende-se: a) analisar a evolução do empréstimo consignado no Brasil no período de 2004 a 2015; b) examinar a influência da política econômica agregada na concessão de crédito consignado no período de 2004 a 2015; e c) verificar os determinantes da inadimplência na carteira de crédito pessoa física.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Coordenador / Aline Beatriz Schuh - Integrante.

Vigência: 2017 - Atual


Impactos dos Acordos Regionais de Comércio na Economia Brasileira: uma abordagem através de Equilíbrio Geral Computável

Descrição: O objetivo deste projeto é o de analisar o impacto dos principais Acordos Regionais de Comércio na Economia Brasileira. Especificamente visa-se a) avaliar os impactos nos fluxos comerciais do setor industrial brasileiro a partir da intensidade tecnológica dos produtos; determinar o impacto dos acordos comerciais sobre o PIB e os níveis de bem-estar dos consumidores; c) avaliar os impactos na quantidade produzida e nos preços domésticos a partir da intensidade tecnológica dos produtos. d) analisar a sensibilidade das elasticidades de substituição entre os insumos domésticos e importados e das elasticidades de substituição entre bens importados de diferentes regiões, oriundos da efetivação dos acordos de comércio. Neste sentido, irá utilizar-se os Modelos de Equilíbrio Geral (MEGS), os quais são construídos sobre sólidas bases microeconômicas, já que é preciso definir os agentes (consumidores, produtores, governo e resto do mundo) através de equações de comportamento, além de apresentarem consistência interna entre todas as variáveis, uma vez que derivam de uma base de dados necessariamente consistente e coerente. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Coordenador / Pascoal José Marion Filho - Integrante / Mygre Lopes da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Vigência: 2017 - Atual


Degradação ambiental agropecuária na América Latina: uma abordagem de índices nos países da região

Descrição: As mudanças ocorridas no meio ambiente acompanham a evolução do ser humano enquanto ser social. Essas mudanças ocorrem no uso de novos meios, novas tecnologias e novas técnicas tanto referentes à produção econômica quanto a mecanismos para a melhoria do bem-estar social. Entretanto, algumas dessas mudanças vêm provocando problemas para a sociedade. Dentre essas está a questão da qualidade ambiental, a qual se caracteriza como um tema de relevância e de grandes debates do século XXI. A partir desse contexto de desenvolvimento ambiental e socioeconômico, surge a questão da degradação ambiental, a qual, no decorrer dos anos, apresenta-se como um grande desafio para uma diversidade de países. Isso é decorrente do maior conhecimento que se obtém das transformações que o meio ambiente mundial vem sofrendo. Esse fenômeno pode ser entendido como destruição, deterioração ou desgaste gerados ao meio ambiente a partir de atividades econômicas, aspectos populacionais e biológicos. Um conjunto de causas é apontado como responsável pelo atual processo de degradação, entretanto, no cenário latino americano, essa questão tem grande parcela oriunda da exploração da agropecuária, a qual proporciona uma transformação do local de sua atuação. Na maioria dos países da América Latina, a agropecuária é uma importante fonte de renda e emprego, sendo um dos principais fatores que contribuem para a geração de divisas. Portanto, a agropecuária, de uma forma geral, visa gerar crescimento econômico e desenvolvimento para os países dessa região. Diante desse cenário, trabalhos que visem à criação de indicadores e que possam embasar a tomada de decisão para medidas corretivas são de extrema relevância. Tal realidade, no campo da degradação ambiental, ocasionou o surgimento de pesquisas a fim de mensurar a problemática da degradação e procurar explicitar as suas principais causas. A mensuração desse fenômeno ocorre por meio da construção de um Índice de Degradação Ambiental Agropecuária (IDAA), o qual surge como proxy para determinar a área de degradação de uma determinada região causada a partir da atividade. Assim, o objetivo geral desse projeto consiste em analisar o padrão de degradação ambiental agropecuário dos países da América Latina. Para isso será utilizada a técnica de análise fatorial para a construção do Índice de Degradação Ambiental Agropecuária (IDAA) que será analisado em 11 países da América Latina.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Integrante / Nelson Guilherme Machado Pinto - Coordenador.

Vigência: 2016 - Atual


Aplicação de modelos de eficiência e eficácia para a agropecuária brasileira: mapeamento de municípios e regiões por meio de um painel de dados nas décadas de 1990 e 2000

Descrição: Os termos eficiência e eficácia geram muitas controvérsias dentro da ótica da gestão. Apenas compreender a eficiência ou eficácia separadamente não é o suficiente. Isso porque ambos os conceitos estão estreitamente relacionados, sendo possível, em muitos casos, estabelecer relações de causa e efeito. Essa discussão pode ser analisada na ótica da atividade agropecuária no Brasil, setor que possui relevância na realidade brasileira e na qual as discussões entre eficiência e eficácia são incipientes. A partir disso, o objetivo deste proejto é o de analisar o desempenho da atividade agropecuária brasileira por meio da aplicação de modelos de eficiência e eficácia nos municípios e regiões do Brasil com a utilização de um painel de dados nas décadas de 1990 e 2000. Neste sentido, o projeto está dividido em três etapas. A primeira delas será de cunho exploratório; a segunda etapa analisará modelos de eficiência e eficácia para a agropecuária brasileira em dois períodos distintos de tempo com a utilização da DEA para eficiência e da análise de índices para a eficácia, sendo os dois modelos aplicados nos municípios brasileiros. A terceira e última etapa deste estudo verificará se os resultados de eficiência e eficácia estão relacionados, principalmente baseados na premissa de verificar se a eficiência tinha relação com a eficácia. A partir disso, será realizada uma análise de regressão com dados em painel a fim de verificar estatisticamente se essa relação será corroborada ou refutada.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Integrante / Nelson Guilherme Machado Pinto - Coordenador.

Vigência: 2016 - Atual


Impactos do acordo de preferência comercial transpacífico no agronegócio brasileiro

Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar os impactos no agronegócio brasileiro da formação do acordo de preferência comercial Transpacífico (TPP), bem como explorar a questão das vantagens comparativas, complementaridade de mercados produtores do Brasil com os mercados das demais regiões e os possíveis efeitos no agronegócio brasileiro. Nesse sentido, será analisado não apenas as mudanças na economia quando ocorre a eliminação de todas as barreiras tarifárias, o que caracteriza a formação de uma área de livre comércio, mas também a eliminação de barreiras tarifarias em conjunto com a eliminação de subsídios entre as regiões do acordo. Para tal, utiliza-se o modelo de equilíbrio geral Global Trade Analysis Project (GTAP).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Coordenador / Rodrigo Abbade da Silva - Integrante / ALISON GEOVANI SCHWINGEL FRANCK - Integrante / Mygre Lopes da Silva - Integrante / LAÍS VIERA TREVISAN - Integrante / JAIANA BRUNHAUSER FARIAS - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Vigência: 2016 - Atual


Eficiência e eficácia no desempenho e governança da gestão pública brasileira

Descrição: As organizações públicas possuem um importante papel dentro da sociedade, visto que uma série de serviços são estruturados e prestados à comunidade. Além disso, é de responsabilidade do Estado manter a ordem e oferecer serviços básicos para o cidadão. A necessidade de se obter maior eficiência nas esferas macroeconômica, pelo controle dos custos e maior impacto dos gastos públicos, e microeconômica, por meio da maximização dos serviços prestados, da satisfação dos usuários e da minimização dos custos, tem ampliado o debate a respeito da eficiência e eficácia na gestão pública. O desempenho é na verdade o que garante a sobrevivência e o sucesso de um processo, atividade ou organização. Dessa forma, o desempenho está ligado à execução e ao cumprimento de uma tarefa ou atividade. Entretanto, existem duas palavras para indicar e identificar o bom desempenho de uma organização. Na realidade, são duas formas de analisar as mesmas questões, que estão relacionadas à eficiência e à eficácia. Assim, enquanto o foco da primeira ocorre nos meios de utilização, o da segunda concentra-se nos resultados. Diante dessa perspectiva, uma gestão pública cada vez mais eficiente e eficaz ajuda a evitar problemas organizacionais. O principal deles o da Teoria da Agência retrata o problema entre o principal-agente dentro da ótica de gestão. Dessa forma, a sociedade moderna está cada vez mais exigente com relação a questão de transparência nas relações e na prestação de contas com relação aos resultados das ações administrativas das organizações públicas. A partir disso, todos os stakeholders de uma organização querem saber como os administradores de organizações públicas estão agindo em função de seus variados interesses e querem avaliar seus desempenhos e resultados. Diante desse contexto é que surge o conceito de Governança Pública que é definido como a capacidade do setor público, na figura de ação do Estado, em formular e programar políticas públicas para que ocorra a consecução das metas coletivas da sociedade. Neste sentido, para aprofundar a discussão no que se refere às questões de desempenho e governança dentro da gestão pública, o objetivo deste estudo consiste em analisar por meio da gestão de municípios, unidades federativas e das organizações públicas do Brasil em geral, o desempenho do setor público a partir de modelos de eficiência e eficácia e verificar a governança pública desses objetos de análise. É pertinente destacar que esse é um projeto guarda-chuva nos quais outros projetos se vincularão a este. Portanto, espera-se trabalhar com o mesmo no longo prazo, com orientações de trabalho de iniciação científica, orientações de trabalhos de conclusões de final de curso e também dissertações e teses no nível de pós-graduação. A partir disso, o projeto procura contribuir por meio de três eixos, isto é, teórico, prático e empírico.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Integrante / Nelson Guilherme Machado Pinto - Coordenador / VANESSA PIOVESAN ROSSATO - Integrante.

Vigência: 2016 - Atual

O impacto da parceria transatlântica de comércio e investimento (TTIP) para a economia brasileira

Descrição: Esta pesquisa visa analisar os impactos da consolidação da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), entre Estados Unidos e a União Europeia nas macrorregiões brasileiras.Especificamente pretende-se: a) verificar o impacto nos fluxos comerciais (exportações e importações) brasileiro, resultante da formação do TTIP;c) analisar o impacto na produção e níveis de bem-estar das regiões brasileiras, resultante da implantação do TTIP; e c) identificar o impacto econômico do TTIP nos principais parceiros econômicos do Brasil.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Coordenador / Mygre Machado Lopes - Integrante / Rodrigo Abbade da Silva - Integrante / ALISON GEOVANI SCHWINGEL FRANCK - Integrante / Caroline Dalcin Eber - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

Vigência: 2015 - Atual

Gestão pública e desenvolvimento econômico

Descrição: O objetivo deste projeto é o de verificar o impacto da Reforma Gerencial do estado, iniciada no Governo Fernando Henrique Cardoso, nas organizações públicas tendo por base o modelo teórico e analítico formulado por Bresser-Pereira, o qual visava modernizar e dinamizar o serviço público com base nos princípios de eficiência e eficácia.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .

Integrantes: Daniel Arruda Coronel - Coordenador / Paulo Hermes Ilha Xavier - Integrante / Elaide Teresinha Hundertmarck Minato - Integrante / Luciane Ines Matte - Integrante.

Vigência: 2012 - Atual

 

5. Professor Gilberto de Oliveira Veloso

O Estado: agente do imperialismo

Descrição: Analisar o modo de reprodução capitalista a partir de sua orígem e entender o imperialismo como uma etapa de desenvolvimento capitalista superior conforme Lenin e outros autores o definiram.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Gilberto de Oliveira Veloso - Coordenador / Mônica Devavani de Abelin Gonçalves - Integrante.

Vigência: 2010 - Atual

O comportamento fiscal e os municípios do Estado do Rio Grande do Sul: uma análise empírica

Descrição: Faz-se uma análise das finanças dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul mediante modelagem econométrica.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilberto de Oliveira Veloso - Coordenador / Daiane Londero - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Vigência: 2003 - Atual

 

6. Professora Irina Mikhailova

Capital Natural: conceito, valoração, gestão

Descrição: Objetivo principal deste projeto consiste em compreender como evoluiu a conceituação e a metodologia da avaliação do capital natural desde primeiros estudos até hoje e contribuir para revelações dos porquês de poucos avanços na aproximação entre pesquisas teóricas e práticas de gestão ambiental. Levando em conta a insuficiência de estudos no nível nacional, o projeto visa contribuir para discussões em torno da aplicação das iniciativas internacionais sobre valorização do capital natural a prática de gestão ambiental no Brasil.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Irina Mikhailova - Coordenador.

Vigência: 2016 - Atual

 

7. Professor Júlio Eduardo Rohenkohl

O APL DE DEFESA E SEGURANÇA DE SANTA MARIA: Identificação e avaliação de economias externas e de aprendizado tecnológico coletivo

Descrição: O projeto visa contribuir com o desenvolvimento do Polo de Defesa e Segurança através de diagnóstico das ligações existentes entre os organismos componentes que se estruturam em uma rede de organizações, ou aglomerado técnico e produtivo, bem como de oportunidades e ameaças ao desenvolvimento sistêmico do APL. A pesquisa é exploratória na medida em que pretende conhecer, a partir de coleta primária de informações junto aos agentes do Polo, as características das ligações produtivas, comerciais e tecnológicas vigentes entre eles e com terceiros (externos ao Polo), bem como mapear o conjunto de oportunidades, forças, fraquezas e ameaças (modelo SWOT) que os membros percebem para o desenvolvimento do APL.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Júlio Eduardo Rohenkohl - Coordenador / ORLANDO MARTINELLI JÚNIOR - Integrante / Igor Castellano da Silva - Integrante / Nilza Luiza Venturini Zampieri - Integrante / Bibiana Poche Florio - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Vigência: 2017 - Atual


Uma outra crítica à Economia Política

Descrição: Estudos de autores da Escola Histórica Germânica, do Sistema Nacional de Economia Política e do Velho Institucionalismo Norte-Americano. Esta vertente é em parte concorrente e em parte divergente com a crítica consagrada de Karl Marx. O presente projeto tem três objetivos: a) discutir o conteúdo crítico das referidas escolas em relação à Escola Clássica de Economia Política; b) compreender a gênese do institucionalismo norte-americano, que abarca autores como Veblen, Commons, Ayres, entre outros, tributário, em boa medida, das outras duas escolas; c) criar massa crítica para incremento dos conteúdos da disciplina de História do Pensamento II (HPE II), ministrada no Curso de Ciências Econômicas da UFSM. O projeto será efetivado mediante a produção de monografias, dissertações de mestrado e artigos de iniciação científica, cada qual com sua metodologia particular. Além disto, os alunos apresentarão parte de seus progressos aos colegas de graduação. Para os mestrandos, isto implicará conduzir aulas inteiras dentro das atividades de Docência Orientada.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Júlio Eduardo Rohenkohl - Coordenador / Solange Regina Marin - Integrante / Ana Carolina Moura - Integrante / Paulo Manuel Muanza - Integrante / Flavia Maria Morais Lazzaretti - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2

Vigência: 2015 - Atual

A Qualidade em Economia Agroalimentar

Descrição: A aceleração da alteração qualitativa de produtos agropecuários (in natura) e agroindustriais nas últimas décadas é evidente e tem sido apontada por diversos autores (Pessanha e Wilkinson, 2003, Chevassus-Lozza e Galezzot, 1995, Rohenkohl, Martinelli e Ballini, 2008). Novos padrões de qualidade tendem a surgir (Foray, 1995). Tal fenômeno é de importância especial para análise em um país como o Brasil, cuja base produtiva é, em boa medida, calcada em diversas cadeias produtivas agroindustriais. Entretanto, a Teoria Econômica não trata de forma sistemática sobre a qualidade das mercadorias. Este objeto está presente em diversas discussões, mas ainda é pouco e imprecisamente teorizado. A dificuldade de abordá-lo, principalmente dentro de uma perspectiva de ciência que prima pela precisão quantitativa, parece contribuir para um certo subdesenvolvimento analítico deste tema que toca, necessariamente, na subjetividade de percepção. Admitindo-se variabilidade comportamental no processo decisório, abre-se um leque espinhoso de investigação. Mas, apesar de ser difícil, a avaliação qualitativa dos produtos (inclusive e principalmente dos agroindustriais) tem uma ligação evidente com a valoração monetária dos mesmos. Justifica-se, portanto, um esforço inicial de organizar as perspectivas dos principais autores que tocaram nesta temática.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Júlio Eduardo Rohenkohl - Coordenador / ORLANDO MARTINELLI JÚNIOR - Integrante.

Número de produções C, T & A: 3

Vigência: 2011 - Atual

 

8. Professora Kalinca Leia Becker

A importância da família e da escola nos resultados escolares dos alunos do estado do Rio Grande do Sul

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Kalinca Leia Becker - Coordenador / Dienifer Regina Fortes Storti - Integrante / Darcy Neto - Integrante.
Financiador(es): Centro de Ciências Sociais e Humanas - Bolsa.

Vigência: 2017 - Atual


Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Kalinca Leia Becker - Coordenador / Clailton Ataídes de Freitas - Integrante.

Vigência: 2017 - Atual

Análise das políticas públicas para redução do consumo de drogas dos alunos nas escolas das capitais brasileiras

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Kalinca Leia Becker - Coordenador / Melinda Morales de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Centro de Ciências Sociais e Humanas - Bolsa.

Vigência: 2016 - Atual

A influência da família e da escola no desenvolvimento da arte da leitura: trajetórias e perspectivas no Ensino Básico do Rio Grande do Sul-Brasil

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Kalinca Leia Becker - Integrante / Elsbeth Léia Spode Becker - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Vigência: 2016 - Atual

 

9. Professor Orlando Martinelli Júnior

A inserção brasileira em Cadeias Globais de Valor: uma análise empírica de especialização vertical para complexos industriais brasileiros

Descrição: Esse projeto tem por objetivo quantificar a especialização vertical brasileira em cadeias globais de valor e verificar o grau de especialização vertical dos principais complexos industriais, em cortes de três períodos no tempo, 2000, 2005 e 2009. Os complexos objetivados são: o eletroeletrônico, metal mecânico, químico e agroindustrial. Metodologia Adota-se o trabalho de Hummels et al (2001), foram um dos pioneiros a desenvolver um índice para avaliar empiricamente o grau de integração produtiva de um país no comércio internacional. A medida de Especialização vertical (EV) proposta pelos autores quantifica o valor dos insumos importados incorporados nos bens exportados. O índice é calculado a partir da matriz insumo produtos dos países, que fornecem dados em nível agregado e desagregado por setor de insumos importados, produção bruta e exportações.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Orlando Martinelli Júnior - Coordenador / Adriano José Pereira - Integrante / Paulo Ricardo Feistel - Integrante / Juliane Regia Rörig - Integrante / Dienifer Shujinko - Integrante.

Vigência: 2015 - Atual


A importância das dimensões cognitiva e institucional na tomada de decisão econômica dos indivíduos

Descrição: O objetivo geral da pesquisa é caracterizar e discutir a dimensão cognitiva e a dimensão institucional envolvidas no processo de tomada de decisão dos indivíduos, especialmente em suas decisões econômicas. O ponto de partida é a crítica à teoria econômica tradicional, que identifica o comportamento como utilitarista e maximizador, é pouco estruturada, pois considera indivíduos com preferências fixas e necessidades que refletem apenas o interesse e o bem-estar próprio. Alternativamente, incorporando teorias heterodoxas, procura-se analisar: i) os elementos da economia comportamental, que envolvem a cognição humana e influenciam no processo de tomada de decisão; ii) as principais contribuições da economia institucional relacionada ao comportamento dos indivíduos; iii) a dimensão cognitiva e institucional no caso específico da tomada de decisão dos consumidores.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Orlando Martinelli Júnior - Coordenador / Solange Regina Marin - Integrante / Aline Zulian - Integrante / Gabriela Frizon Zanella - Integrante.
Número de orientações: 2

Vigência: 2013 - Atual


Interação Universidade-Empresa e Capacidade de Absorção de Firmas no Brasil

Descrição: O principal objetivo da pesquisa aqui proposta é compreender a relação entre a interação de empresas com universidades e a capacidade de absorção das firmas para a obtenção de resultados positivos da interação. A compreensão a respeito do estabelecimento de interação das firmas com universidades exige a análise de diferentes elementos influenciadores neste processo, tais como: proximidade geográfica e relacional entre firmas e universidade, existência de uma base de conhecimento científico vinculada às necessidades das atividades produtivas das regiões, capacidade absortiva das firmas, entre outros aspectos. Nesse sentido, a pesquisa pretende aprofundar a compreensão a respeito da relação entre a capacidade de absorção das firmas e o estabelecimento da interação universidade-empresa. A busca pela firma por conhecimento externo para oportunizá-la a geração de inovações é cada vez mais necessária devido ao elevado grau de especificidade no desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico na contemporaneidade. Entretanto, para buscar e aplicar esse conhecimento é necessário que a firma tenha uma capacidade específica denominada de capacidade de absorção. Por mais que haja capacidade de geração de conhecimento científico e tecnológico em diferentes áreas de conhecimento nas universidades brasileiras que respondam às necessidades do setor produtivo, para que a interação entre a universidade e a empresa ocorra é necessário mais do que isso, é preciso que as firmas tenham capacidade de absorver esses conhecimentos. Capacidade de absorção é um conceito que pode ser compreendido pela capacidade da firma de adquirir, assimilar, transformar e explorar o conhecimento de fontes externas a ela.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Orlando Martinelli Júnior - Integrante / Júlio Eduardo Rohenkohl - Integrante / Renato de Castro Garcia - Integrante / Wilson Suzigan - Integrante / Janaina Ruffoni - Coordenador / Andréia da Rosa - Integrante / Daniel Pedro Puffal - Integrante / Eduardo da Motta Albuquerque - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Vigência: 2013 - Atual

 

9. Professor Pascoal José Marion Filho

A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA NO BRASIL: DINÂMICA E IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

Descrição: Este é um projeto "guarda chuva", que tem como objetivo principal analisar o processo de Transição de Demográfica no Brasil e identificar consequências econômicas e sociais para o País. Entre os objetivos iniciais propostos estão: a) Avaliar as mudanças demográficas no Brasil e suas projeções futuras; b) Determinar as taxas de dependência de jovens e idosos nos últimos censos demográficos; c) Identificar setores econômicos afetados positivamente e negativamente pelo envelhecimento da população; d) Identificar desafios para os governos devido ao envelhecimento da população; e) Identificar oportunidades para o poder público melhorar os serviços prestados.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Pascoal José Marion Filho - Coordenador.

Vigência: 2015 - Atual

CADEIA DE VALOR GLOBAL (CVG)

Descrição: É um projeto guarda-chuva que tem como objetivo analisar as mudanças organizacionais e estratégicas decorrentes da inserção das organizações brasileiras nas cadeias de valor global, bem como conhecer as modalidades de relação e os estímulos resultantes da participação. Mais especificamente, busca analisar a governança da cadeia de valor global; determinar o transbordamento do conhecimento e inovação dentro de arranjos produtivos locais; avaliar a estrutura das redes de cooperação e as modalidades de relação; identificar as instituições, as atribuições e os benefícios proporcionados na CVG; avaliar o processo de aprendizagem e inovação dentro da cadeia de valor global; determinar o papel das empresas lideres na CVG, quanto ao processo de produção, atualização tecnológica, logística, design etc.; determinar as diferentes formas de participação na CVG de empresas puramente comerciais e produtoras (fabricantes); identificar a fonte dos estímulos dos participantes na CVG para a aprendizagem e a inovação; determinar o papel das políticas de tecnologia (importação de tecnologia através de licenciamento e investimento externo direto, e incentivos para P&D local e treinamento) nas interações dentro da CVG; e avaliar o papel das organizações de tecnologia (órgão que prestam serviço como metrologia, padronização, testes e qualidade, treinamento e conhecimento intensivo em negócios) na CVG.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Pascoal José Marion Filho - Coordenador.

Vigência: 2013 - Atual

O SISTEMA AGROINDUSTRIAL DO LEITE NO RIO GRANDE DO SUL: ESPECIALIZAÇÃO E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Descrição: O projeto tem como objetivo geral analisar a especialização e a dinâmica do Sistema Agroindustrial (SAG) do leite do Rio Grande do Sul a partir de seus principais macrossegmentos: produção agropecuária, agroindústria e distribuição. Mais especificamente, a) avaliar a especialização e a concentração na produção de leite do Rio Grande do Sul (macrossegmento produção agropecuária); b) analisar as mudanças institucionais e organizacionais na agroindústria do leite do Rio Grande do Sul (macrossegmento agroindústria); c) avaliar o comércio mundial e os mercados do leite produzido no Rio Grande do Sul (macrossegmento distribuição); e d) determinar as características das transações econômicas entre os produtores de leite e a agroindústria.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Pascoal José Marion Filho - Coordenador / Gabriela Schumacher - Integrante / Luiz Fernando Valter de Oliveira - Integrante / Jones de Oliveira Fagundes - Integrante / Marisandra da Silva Casali - Integrante.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

Vigência: 2010 - Atual

 

10. Professor Paulo Ricardo Feistel

Ciência Econômica: um caderno didático sobre seus fundamentos filosóficos e conceituais

Descrição: A ideia é finalizar um Caderno Didático, já delineado em linhas gerais, para ser usado na disciplina de Introdução à Economia. O objetivo é propiciar ao aluno de diferentes áreas do conhecimento uma visão geral do objeto de estudo e do método de investigação da chamada Ciência Econômica. A preocupação central é apresentar de forma simples e clara os conceitos econômicos básicos dentro das diferentes correntes de pensamento econômico.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Paulo Ricardo Feistel - Integrante / Orlando Martinelli Júnior - Integrante / Solange Regina Marin - Coordenador / Daniela Dias Khun - Integrante / Júlio Eduardo Rohenkohl - Integrante / BRUNA TADIELO ZAJONZ - Integrante / CLEUSA MARIA PASETTO STOCHERO - Integrante / VANESSA ZUCCO - Integrante.

Vigência: 2014 - Atual


Pobreza Multidimensional e Conjuntos Fuzzy: um estudo teórico-analítico

Descrição: Estudar teórica e analiticamente a pobreza e a possibilidade de seu tratamento por meio da técnica fuzzy.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Paulo Ricardo Feistel - Integrante / Orlando Martinelli Júnior - Integrante / Solange Regina Marin - Coordenador / Daniela Dias Khun - Integrante / Júlio Eduardo Rohenkohl - Integrante / BRUNA TADIELO ZAJONZ - Integrante / VANESSA ZUCCO - Integrante / CAROLINE LUCION PUCHALE - Integrante / JEFERSON REUS DA SILVA SCHULZ - Integrante.

Vigência: 2014 - Atual

 

11. Professora Rita Inês Paetzhold Pauli

Discutindo a consolidação de um novo modelo econômico no século XXI: quais as potencialidades da economia verde em alavancar o desenvolvimento sustentável?

Descrição: Descrição: O objetivo geral consiste em estudar as persectivas para a consolidação da economia verde no Brasil assim como suas potencialidades para alavancar o desenvolvimento sustentável. Para tanto, conceitos-chave como sustentabilidade, bioeconomia, ecoeconomia, economia de baixo carbono, dentre outros, serão explorados no desenvolvimento da pesquisa com a finalidade de avançar nos campos teórico e prático, buscando favorecer a evolução econômica, a social e a ambiental, rumo ao desenvolvimento sustentável.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Rita Inês Paetzhold Pauli - Coordenador / Bruna Sajonz - Integrante / Jéferson Réus da Silva Schulz - Integrante / GUILHERME MARTINS RUVIARO - Integrante / kelen steindorff - Integrante / sibele vasconcelos de oliveira - Integrante.

Vigência: 2017 - Atual


12. Professora Sibele Vasconcelos de Oliveira

As tendências de mercado e o consumo de alimentos e bebidas: impactos sobre o comportamento do consumidor de erva-mate no polo Planalto Missões do Rio Grande do Sul

Descrição: O presente projeto de pesquisa busca levantar dados primários e analisar o comportamento do consumidor de erva-mate para chimarrão no polo ervateiro Planalto Missões (RS).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sibele Vasconcelos de Oliveira - Coordenador / Rosani Marisa Spanevello - Integrante / Tanice Andreatta - Integrante / Adriano Lago - Integrante / Izis Freire Santos - Integrante / Laura Kunzler Schutz - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.

Vigência: 2015 - Atual


Pobreza Multidimensional e Conjuntos Fuzzy: um estudo teórico-analítico

Descrição: Estudar teórica e analiticamente a pobreza e a possibilidade de seu tratamento por meio da técnica fuzzy.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Sibele Vasconcelos de Oliveira - Integrante / Alecio Romero Gonçalves - Integrante / Bruna Tadielo Zajonz - Integrante / Caroline Lucion Puchale - Integrante / Daniela Dias Kuhn - Integrante / Jeferson Reus da Silva Schulz - Integrante / Julio Eduardo Rohenkohl - Integrante / Larissa Castagna Gonçalves - Integrante / Orlando Martinelli Junior - Integrante / Paulo Ricardo Feistel - Integrante / Solange Regina Marin - Coordenador / Tais Regina da Silva Ferreira - Integrante.

Vigência: 2014 - Atual

Análise do perfil dos discentes que acessam o Benefício Socioeconômico na UFSM ? campus Palmeira das Missões

Descrição: Análise do perfil dos alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões que usufruem do Benefício Socioeconômico (BSE).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sibele Vasconcelos de Oliveira - Integrante / Cássia Engres Mocelin - Coordenador / Jaqueline Sganzerla - Integrante / Luana dos Santos Hanauer - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.

Vigência: 2013 - Atual


A sucessão geracional da agricultura familiar sob a ótica dos jovens migrantes na região do Noroeste Colonial/RS

Descrição: Na discussão da temática do êxodo e da falta de sucessão, diversos estudos mostram que nos últimos anos tem ocorrido um processo de migração Rural-urbana predominantemente jovem e feminina. Estes jovens atribuem esse processo migratório a fatores negativos do meio rural, entre eles: a penosidade do trabalho, baixa renda, condições de trabalho, dificuldades de acesso, falta de lazer, conflitos familiares e fatores de atração urbana (lazer, convívio social, jornada de trabalho definida, salário pré-definido, autonomia financeira, entre outros). Desta forma, tem-se a configuração de um meio rural envelhecido, masculino e com uma estrutura fundiária com tendência para a concentração de áreas. Outros estudos dão conta das demandas destes jovens para permanecerem no meio rural vivendo da atividade rural, dentre elas pode-se destacar: mais renda, melhores condições de trabalho, maior autonomia, apoio de instituições locais, lazer, comunicação e acesso viário. Este processo migratório, geralmente ganha conotação negativa diante da maioria dos estudiosos, agentes e agências que atuam no meio rural. No entanto, a partir destas análises emergem os seguintes questionamentos: Qual a condição socioeconômica atual destes jovens que migraram do meio rural para o meio urbano? Qual o sentimento em relação ao meio rural? Estes jovens julgam estarem em melhores condições socioeconômicas hoje ou quando estavam no meio rural? Eles gostariam de voltar a viver no e do meio rural? Em que condições? Estes questionamentos se fazem necessários uma vez que, caso os jovens se julguem em melhores condições de vida no meio urbano, talvez este processo migratório jovem não seja negativo na ótica de quem efetivamente o vive, portanto, o debate sobre a negatividade deste processo merece novas reflexões.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Sibele Vasconcelos de Oliveira - Integrante / Rosani Marisa Spanevello - Integrante / Tanice Andreatta - Integrante / Adriano Lago - Coordenador / Luciana Fagundes Christofari - Integrante / Cristian Rogério Foguesatto - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.

Vigência: 2013 - Atual


Retrato dos estabelecimentos agropecuários sob chefia feminina nos territórios da cidadania do Rio Grande do Sul

Descrição: e acordo com o Censo Agropecuário, 2006, o estado do Rio Grande do Sul, do total de 441.472 mil estabelecimentos agropecuários, 400.465 são chefiados por indivíduos do sexo masculino e 40.837 por indivíduos do sexto feminino, ou seja, no estado, menos de 10% dos estabelecimentos estão sob chefia das mulheres (IBGE, 2006). A problemática central diz respeito às mulheres que chefiam estabelecimentos rurais em áreas mais empobrecidas econômica e socialmente no Rio Grande do Sul, como é o caso dos Territórios da Cidadania. De maneira mais especifica, as questões/perguntas norteadas da pesquisa são as seguintes: Qual o perfil socioeconômico das mulheres responsáveis dos estabelecimentos agropecuárias nos Territórios da Cidadania? Quais as características técnico-produtivas destes estabelecimentos? Este projeto de pesquisa busca realizar uma caracterização das mulheres consideradas chefes dos estabelecimentos agropecuários e a análise das condições econômico-produtivas destes estabelecimentos. A pesquisa está fundamentada na análise de fontes de dados secundários, tais como o Censo demográfico de 2000 e 2010 e o Censo agropecuário de 2006. Para tanto, espera-se desenvolver a pesquisa em três etapas, a saber: Na primeira e segunda etapa será realizada uma análise exploratória, a partir do uso da estatística descritiva aplicada às bases de dados disponíveis; na terceira etapa serão constituídas as tipologias, com base na análise fatorial e análise de clusters. Como resultados espera-se constituir tipologias de mulheres que chefiam estabelecimentos rurais dentro dos Territórios da Cidadania do Rio Grande do Sul, bem como caracterizar o perfil socioeconômico das mulheres, assim como de seus respectivos estabelecimentos.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Sibele Vasconcelos de Oliveira - Integrante / Rosani Marisa Spanevello - Integrante / Tanice Andreatta - Coordenador / Adriano Lago - Integrante / Luana Rigo - Integrante / Enaira da Silva Trindade - Integrante / Luciana Fagundes Christofari - Integrante / Mariele Boscardin - Integrante / Renata Milani - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.

Vigência: 2013 - Atual

 

13. Professor Valny Giacomelli Sobrinho

Vetores-gradiente e política energética para a economia verde no Brasil

Descrição: A economia verde é definida como um modelo de crescimento e desenvolvimento econômico caracterizado por baixa emissão de carbono, alta eficiência energética e material e inclusão social. Historicamente, os recursos energéticos e materiais é que têm sido a base do desenvolvimento econômico da sociedade. Destruí-los, comprometendo ou aniquilando a capacidade reprodutiva dos ecossistemas, já levou várias sociedades do passado à ruína definitiva. Sendo assim, o uso ótimo e parcimonioso das fontes de energia e de recursos naturais, bem como dos serviços ecossistêmicos prestados pelas fossas de resíduos deve sustentar o desenvolvimento econômico e social ao longo do tempo. Portanto, o objetivo deste estudo é, através do cálculo de vetores-gradiente e derivadas direcionais, encontrar a combinação de insumos energéticos renováveis e não-renováveis que, ao mesmo tempo, sustente a atividade econômica, preserve as fontes de recursos naturais que os proveem e reduza as emissões de carbono na atmosfera. O vetor-gradiente indica a direção e o sentido que a combinação de insumos naturais deveria seguir para que a transição energética se processe com mais rapidez. Evidentemente, quanto maior a velocidade dessa transição, mais rapidamente as políticas de emprego e renda acompanharão as demandas da economia verde.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Valny Giacomelli Sobrinho - Coordenador / Bruna Teresinha Schneider - Integrante / Denise Gomes de Gomes - Integrante.

Vigência: 2016 - Atual


Determinação do valor da tarifa ótima da água nas regiões brasileiras

Descrição: A escassez crescente de recursos hídricos no Brasil requer que a tarifa d'água inclua um elemento ("royalty") que contemple sua finitude. Com base na oferta hídrica, nos preços praticados e no consumo observado de água ao longo do tempo nas diversas regiões brasileiras, é possível determinar, para cada uma delas, a trajetória ótima da tarifa e da extração d'água em cada período. Esse cálculo será efetuado com base em um modelo multiperiódico de depleção de recursos naturais exauríveis.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Valny Giacomelli Sobrinho - Coordenador / Dienifer Reginal Fortes Storti - Integrante / Samia Mercado Alvarenga - Integrante / Vinicius Pacheco de Almeida - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Vigência: 2015 - Atual


ANÁLISE DA PEGADA HÍDRICA E DO FLUXO DE EXPORTAÇÃO DE ÁGUA VIRTUAL PARA A ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM INSUMO-PRODUTO

Descrição: Uma vez que o comércio internacional afeta o sistema econômico e ecológico dos países, e que essa relação causa danos ambientais aos países exportadores de bens intensivos em recursos naturais, procura-se verificar quais são os impactos sobre o sistema ecológico do Brasil devido ao uso da água na produção de commodities para consumo doméstico, e principalmente para exportação. Os impactos ambientais podem ser medidos tanto pela depleção dos recursos naturais (fontes), quanto pela quantidade de resíduos gerados na economia e despejados no meio ambiente (fossas). Neste trabalho os impactos serão verificados a partir da depleção dos recursos, mais precisamente, pela quantidade de água utilizada para a produção de commodities agropecuárias e indústrias que são utilizadas como insumo produtivo para os diversos setores da economia brasileira, e que são transferidas ?virtualmente? no comércio internacional. Portanto, tem-se por objetivo analisar os fluxos de água doce, tanto internos (entre os setores produtivos) como externos (via exportações) da economia brasileira para o ano de 2009 (matriz insumo-produto mais recente), para verificar qual é o efeito de demanda interna e do comércio internacional sobre os recursos hídricos domésticos.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Valny Giacomelli Sobrinho - Coordenador / Paulo Ricardo Feistel - Integrante / Vanessa de Oliveira Moraes - Integrante / Daniela Dias Kuhn - Integrante.

Vigência: 2013 - Atual

Pegada Ecológica e comércio internacional: uma análise do comércio justo entre Brasil e União Europeia

Descrição: Economistas clássicos, como Adam Smith e David Ricardo, viam o comércio internacional como fonte de riqueza e estratégia de crescimento econômico, em que os participantes só têm a ganhar. Teorias como essa, de harmonia no comércio internacional, passaram a ser desafiadas a partir do século XX, quando a teoria da troca desigual demonstrou que haveria uma tendência à deterioração dos termos de troca em benefício dos países industrializados, e em detrimento dos países subdesenvolvidos. Embora críticas como essa sejam de grande valia, elas ainda se mantém aprisionadas aos preços monetários, indicadores apenas da escassez relativa, e não absoluta. Os preços monetários não revelam os prejuízos causados ao meio ambiente, nem contabilizam os danos inerentes a atividades intensivas no uso de recursos naturais, como o agronegócio. O método da ?pegada ecológica? propõe-se a avaliar as trocas comerciais sob o ponto de vista ambiental, calculando a área de terra (ou água) necessária para atender determinados padrões de consumo. Desse modo, pode-se avaliar em que proporção países pobres em recursos naturais se apropriam de recursos alheios, e como esses países são remunerados. O presente estudo tem por finalidade mensurar a quantidade de terra (ha) utilizada para manter um saldo econômico positivo na balança comercial, a fim de avaliar se o comércio é realizado de forma justa ou se há desigualdade nas trocas comerciais. O objetivo é mostrar que o superávit na balança comercial do agronegócio é financiado por um déficit ecológico. Os resultados comprovaram que há desigualdade na comercialização de produtos do agronegócio brasileiro.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Valny Giacomelli Sobrinho - Coordenador / Vanessa de Oliveira Moraes - Integrante.

Vigência: 2012 - Atual

Cálculo da Tarifa Ótima de Estacionamento para o Uso Racional dos Espaços Urbanos Centrais em Santa Maria - RS

Descrição: O congestionamento do tráfego é um problema que aflige a maioria das cidades modernas, com efeitos desastrosos sobre a economia, a sociedade, a saúde humana e o meio ambiente. Seu agravamento aprofunda-se em função do acesso crescente da classe média aos carros populares e às motocicletas, que diminui a procura pelo transporte público. Por conseguinte os recursos públicos são cada vez mais desviados para o atendimento a acidentados e para a construção de obras dispendiosas de infra-estrutura viária (novas avenidas, túneis, viadutos etc.). Um planejamento urbano racional passa pela necessidade de se restringir o uso de veículos motorizados individuais. Uma política menos regressiva, do ponto de vista distributivo, é viabilizar o transporte público não através da tarifa, mas através do desestímulo à utilização de veículos motorizados individuais. Formas distintas de cobranças podem incidir sobre os usuários de veículos a motor individuais para produzir efeitos comportamentais destinados a: a) inibir os deslocamentos urbanos; b) conter a demanda pelas vias de acesso e pelo espaço público urbano; c) evitar efeitos do tipo diminuição da velocidade de deslocamento, resultantes da restrição de capacidade viária. Para esses fins, apontam-se três concepções básicas de cobrança pelo uso dos espaços públicos urbanos: a) uma referenciada em área, em que os usuários pagam para se localizar ou entrar em certos espaços; b) outra denominada "terminal", como as tarifas de estacionamento; e, por fim, c) uma referenciada em distância, em que os usuários pagam conforme a extensão do trajeto que percorrem. Este estudo envolve a segunda modalidade. Trata-se de um problema típico de transporte, que se pode resolver através das técnicas de programação matemática. Adicionalmente, pode-se incluir um "modelo de transbordo", em que a identificação de pontos de excesso (fontes) e de seus correspondentes sorvedouros ao longo do percurso permite definir as rotas de mínimo custo.. 
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Valny Giacomelli Sobrinho - Coordenador / Irina Mikhailova - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.

Vigência: 2005 - Atual